
As equipes do Programa de Combate à dengue da Prefeitura de Blumenau estão utilizando um drone para fiscalizar locais com focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias também fazem um mapeamento das regiões com focos e pacientes contaminados, por meio de mapeamento por geolocalização. 6e6w5o
Mais de 110 servidores seguem vistoriando residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. Em áreas de difícil o os agentes utilizam um drone para verificar imóveis. Nos casos em que as equipes identificam focos, são feitos cadastros no sistema da Prefeitura para monitoramento da região. O mesmo cadastro é feito para monitorar os pacientes com a doença.
Desde abril, Blumenau recolheu mais de 250 toneladas de entulhos em vários bairros da cidade. Conforme demanda, as equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) são acionadas para recolher materiais e entulhos em locais específicos.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt destaca a importância das ações conjuntas de combate à dengue na cidade. “A Prefeitura tem feito sua parte, com o envolvimento das equipes de várias secretarias. É preciso que a população nos auxilie nesse processo também, eliminando reservatórios que possam servir de criadouro do mosquito. Essa luta está longe de acabar, mas com o empenho de todos fica muito menos difícil”, afirma.
Na sexta-feira, dia 10, será feita aplicação de fumacê na região da Rua São Ludgero, uma transversal da Rua 25 de Julho, no bairro Itoupava Norte. Ação deve iniciar 7h e seguir até 9h da manhã. Neste dia, o carro da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC) fará um trecho na contramão, porque o veículo é adaptado para aplicação do produto somente para o lado direito. Especialmente neste local, a ação será acompanhada pelos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Mediante as condições climáticas o serviço poderá ser transferido para outra data.
Em Blumenau, os moradores podem fazer o descarte de móveis e eletrodomésticos da linha branca por meio da Central de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), localizada na Rua Edmundo Ewald, nº 177, no bairro Salto Norte. No local, a equipe dá a destinação correta para cada tipo de resíduo. O serviço não tem custo. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone 115 do Samae.
Dengue em números
Blumenau registrou na última terça-feira, dia 7, um total de 4.995 casos confirmados de Dengue na cidade. O número representa 1.235 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 31 de maio, quando o município contabilizava 3.760 casos da doença – o que representa um aumento de 32,85% em uma semana.
Neste ano são 11.232 notificações. Destes, já são 4.920 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 5.142 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 2.791 focos do mosquito Aedes aegypti.
Internações
Nesta terça-feira, cinco moradores de Blumenau estão internados em hospitais da cidade com suspeita de Dengue. Desse total, todos estão em Enfermaria. Até agora, o Blumenau totaliza dois óbitos por Dengue no município.
Seja o primeiro a comentar 676i1n